boy-with-braces-smiling

Ortodontia serve apenas para alinhar os dentes?

Esta área da medicina dentária evoluiu muito nos últimos anos e oferece soluções, não só de alinhamento, mas também de correção ortopédica dento-facial. Pessoas que têm o queixo saliente ou que necessitam de correção de perfil podem encontrar na ortodontia soluções de tratamento muito ajustadas e com grande taxa de sucesso.

A ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares

são áreas da medicina dentária que previnem e corrigem as irregularidades e posições incorretas dos dentes e maxilares, através de aparelhos fixos e removíveis. Um sorriso alinhado e com uma estética agradável tem impacto na saúde e na qualidade de vida, pessoal e profissional, e tanto crianças como adultos podem beneficiar de mudanças significativas no seu sorriso.

O tratamento ortodôntico contribui para uma boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável.

Esteja atento aos sinais:

– Perda prematura ou tardia dos dentes de leite
– Dificuldade em mastigar
– Apinhamento dentário
– Dentes desalinhados
– Deslocação e/ou dor nos maxilares
– Dores de cabeça
– Dificuldade na fala
– Maloclusão
– Desequilíbrio ou assimetria facial
– Cerrar ou ranger os dentes

Como saber se preciso de ortodontia?

Será o médico dentista a avaliar se necessita ou se poderá beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso dos seus dentes, fotografias e radiografias especiais, o médico dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendada e elaborar um plano de tratamento adequado para si.

girl
shutterstock_69850912

Qual a idade indicada para iniciar o tratamento ortodôntico?

As crianças devem fazer a primeira avaliação entre os 4 e os 7 anos. Não é necessário esperar que os dentes definitivos nasçam todos para consultar o ortodontista, pois muitas correções ortopédicas dento-faciais podem ser realizadas em idade precoce.

Resultado do tratamento ortodôntico

A correção ortodôntica é o melhor investimento que pode fazer no seu sorriso ou no sorriso dos seus filhos!
Melhora em muito a auto-estima e a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos. Os tratamentos são cada vez mais céleres e oferecem um sorriso para a vida!